5 hábitos que vão ajudar você a despertar sua criatividade.

5 hábitos que vão ajudar você a despertar sua criatividade.

 5 hábitos que vão ajudar você a despertar sua criatividade.

É preciso estar sempre atento a boas referências, às últimas tendências e, claro, inovar para fazer diferente (e melhor).

No entanto, é claro que nem todos os dias nós acordamos inspirados e cheios de ótimos e criativos insights para os trabalhos que clientes e chefes nos pedem. Mas quer uma boa notícia?

Não tem problema, afinal, a maior parte dos lampejos criativos não surge de um momento de inspiração, mas do trabalho árduo em cima de uma ideia que, a princípio, nem parecia tão boa assim.

Veja alguns hábitos que vão ajudar você a despertar sua criatividade naqueles dias em que a inspiração não vier.

Quer saber quais são eles?

Confere aí:

  1. Não tenha medo de errar.

Em um primeiro momento, nenhuma ideia é ruim. Talvez ela precise de algumas modificações, melhorias. Talvez, ao fim, ela esteja completamente diferente. Mas o mais importante é ativar o gatilho para que as ideias comecem a fluir naturalmente. Durante esse processo, é importante quebrar algumas regras e fazer coisas que nunca foram tentadas.

ideia

  1. Anote suas ideias.

Tenha um caderno – ou mesmo um bloco de notas – e leve-o com você a todos os lugares. Não dá pra saber quando surgirá uma boa ideia e, para não esquecer, é bom ter sempre à mão um lápis e um pedaço de papel. Anote-as para, mais tarde, tentar desenvolvê-las.

anotar-as-ideias

  1. Faça pausas.

Apesar de parecer ótimo a ideia de se “manter concentrado”, muitas vezes isso limita novas ideias. Portanto, não fique apenas em cima de sua tarefa. Ao perceber que o trabalho não está fluindo, faça uma pausa. Acesse bons sites, converse com os colegas, veja o que os concorrentes estão fazendo. Você perceberá que, ao voltar ao trabalho, a ideia virá muito mais facilmente.

reuniao

  1. Deixe a mente fluir.

Muitas vezes, nós ficamos tão focados em nossa rotina em casa e no trabalho que não reservamos um tempo para nós. Ler um livro, ouvir uma música, desenhar são algumas das práticas que permitem que a mente descanse e, ao mesmo tempo, receba boas referências. Por isso, reserve um horário para essas atividades.

desenhar

  1. Busque boas referências.

Por mais que você queira ser original, a inspiração não surge do nada. Pessoas criativas costumam pesquisar muito antes de apresentarem uma boa ideia. As referências servem para você saber o que os concorrentes estão fazendo de bom – ou ruim – e permitem que você saiba onde melhorar o seu trabalho. Portanto, não tenha vergonha em querer saber o que está sendo feito por aí!

computador

E aí, gostou das dicas? Depois de colocá-las em prática, comente aqui no blog se foram úteis para o seu trabalho.

Um abraço.

Comente aqui.