7 Dicas para melhorar o seu sinal Wi-Fi.

7 Dicas para melhorar o seu sinal Wi-Fi.

Olá!

Tudo bem com vocês?

O vídeo que você está tentando assistir pelo celular não carrega? O seu feed de notícias do Facebook está travando? Isto significa que algo pode estar interferindo no alcance do Wi-Fi­ em sua residência, tendo em vista que em cada cômodo a internet pode se comportar de maneira diferente.

 #Atualize constantemente o seu roteador

roteador

A maioria dos fabricantes de roteadores disponibilizam atualizações periódicas para seus produtos. Ficar atento a novos upgrades em seu aparelho é uma dica importante para aumentar o desempenho do sinal.

#Escolha um local adequado para seu roteador

wi-fi

Posicione seu roteador em uma área central da casa e na posição mais alta possível, isto irá aumentar sua cobertura e alcance do sinal. Lembre-se de instalá-lo no cômodo onde ele será mais utilizado, evitando sempre que ele ­ fique entre qualquer obstáculo que possa interferir no sinal, como por exemplo, telefones sem fio, eletrônicos e dispositivos Bluetooth.

#Instale um repetidor de sinal

repetidor

Dependo do caso, mudar apenas o local de onde é transmitido seu sinal pode não ser efetivo por conta do ponto de distância. Instalar um repetidor de sinal (aparelho que amplia o Wi-Fi) é uma boa opção para que sua rede chegue a locais que o roteador não consegue transmitir. Uma boa notícia é que se você tiver algum roteador antigo em casa, ele pode ser usado como um repetidor de sinal.

#Mude o canal de transmissão

computador

 Na segunda dica, esclarecemos que alguns dispositivos podem atrapalhar o sinal. Isso acontece por conta de estarem trabalhando na mesma frequência que a maioria dos roteadores. Com alguns testes e troca de canais, você poderá alternar a frequência do seu roteador para tentar uma melhora de sinal ou programá-lo para que procure uma transmissão livre de interferências.

#Reinicie seu roteador constantemente

instalar o roteador

Muitas vezes o roteador pode travar por causa do aquecimento, por isso reiniciá-lo manualmente com frequência é bastante recomendado. Outra sugestão é mantê-lo desligado durante períodos que ninguém costuma acessar a internet. Isso poderá melhorar a transmissão de sinal do seu roteador assim que você o ligar novamente, além de garantir maior vida útil ao seu equipamento.

#Controle os softwares que consomem muita banda

internet

Se em sua casa várias pessoas compartilham a mesma rede, é possível que uma máquina esteja consumindo a maior parte da banda e limitando o uso para as outras. Para evitar que isso aconteça, existe um serviço chamado QoS que prioriza a transferência de dados por protocolos, colocando em uma fila que ordene o uso dos softwares controlando o consumo da banda.

#O inimigo número um de sua rede Wi-Fi­: os vizinhos.

senha

Proteja sempre sua rede Wi-Fi­ de ladrões de sinal. Se você não tornar sua rede segura, a transmissão será vista por todos em modo público, fazendo com que qualquer um próximo ao seu roteador tenha acesso. Uma boa dica para proteger sua rede é fazer o uso de senhas. A senha deve ser de difícil acesso, sempre misturando letras e números.

Gostaram das dicas?

Um abraço,

Comente aqui.