Apartamento alugado? Isso não é empecilho para a decoração.

Apartamento alugado? Isso não é empecilho para a decoração.

Apartamento alugado? Isso não é empecilho para a decoração.

Quem mora em casa ou apartamento alugado geralmente passa por um dilema na hora de decorar o espaço. Pode trocar as cores das paredes? Pode furar? O que eu posso fazer com esse piso? A boa notícia é que existem soluções práticas, baratas e fáceis para você se livrar de uma vez por todas do “estilo acampamento” e personalizar seu espaço. Veja como isso é possível!

Antes de qualquer coisa, você precisa estar atento ao contrato do imóvel. Mas como nem os contratos mais rígidos podem conter a criatividade aproveite as dicas, dê adeus ao improviso e deixe sua casa confortável, bonita e agradável aos olhos.

Você vai descobrir que existem muitas opções práticas e possíveis.

Personalizar os Azulejos

É isso mesmo, você pode mudar até a cara do seu banheiro, cozinha ou lavanderia personalizando os azulejos do local. Existem várias maneiras de fazer isso, mas a mais recomendada, para quem mora de aluguel, são os adesivos. Você também pode fazer a aplicação, e depois de retirados eles não deixam vestígios. É necessário ter cuidado com o local da colagem, pois os adesivos são inflamáveis, ou seja, adesivar a parede perto do fogão ou cooktop não é uma boa ideia.

Parede Lousa

Versátil, barata, customizável a qualquer momento e funcional. A maneira mais simples de fazer uma parede lousa é utilizando papel contact preto fosco. A aplicação é feita de maneira simples e rápida e a remoção também é bastante simples. Essa é uma decoração ideal para quem gosta de variar bastante, precisa deixar lembretes ou tem criança em casa.

Carimbos de Parede

Outra opção para quem precisa pintar o imóvel no fim do contrato. Com os carimbos de parede você escolhe a tinta, a estampa e faz a aplicação da maneira que achar melhor. Se quiser personalizar ainda mais o espaço, você pode, inclusive, fazer o carimbo que será utilizado.

Washi Tapes

Essa dica é pra quem gosta de versatilidade e está sempre disposto a inovar na decoração. A washi tape é uma espécie de fita crepe japonesa, feita com papel de arroz. Ela é semitransparente e possui diversas estampas e cores. Você pode usar para realçar algum detalhe, criar molduras e também pode repetir padrões, como se fosse um papel de parede. Ela é muito fácil de colar, pode ser utilizada novamente e não deixa vestígios depois de removida.

Papel de Parede

Grande parte dos contratos não permite que o inquilino faça modificações no imóvel. A solução para mudar a cara de um cômodo pode ser o papel de parede. Existem várias estampas, cores e texturas no mercado. Certamente você vai gostar de alguma delas e o melhor de tudo é que você mesmo pode fazer a aplicação, se optar pelo papel de parede autoadesivo. Ele também é fácil de remover e não danifica a estrutura ou pintura anterior.

Adesivos de Paredes

Ao contrário dos papéis de parede, os adesivos geralmente possuem desenhos em vez de estampas e não ocupam toda a superfície. Eles podem ser uma solução eficiente, prática e versátil para transformar qualquer espaço. No entanto, podem danificar a pintura quando são removidos. Mas, se ao desocupar o imóvel você tem a obrigação de entregá-lo pintado, essa pode ser uma alternativa interessante.

Gostou dessas dicas? Acompanhe o blog para saber das novidades.

Comente aqui.