Aprenda a guardar dinheiro.

Aprenda a guardar dinheiro.

Dicas para conseguir guardar dinheiro todo mês.

Você vive no vermelho e não consegue juntar um tostão para realizar seus sonhos? Confira, em sete passos, o que você precisa começar a fazer para poupar.

Tenha objetivos.

Eles são o estímulo para manter a disciplina financeira. Defina quanto quer poupar e aplique assim que receber. Se deixar para guardar o que sobra, nunca vai começar.

Coloque tudo no computador.

Contabilize seus ganhos e gastos e estipule um valor para guardar todos os meses. O primeiro passo é saber exatamente para onde vai o dinheiro. Elabore, no computador, uma planilha detalhada do seu orçamento. Em uma coluna, coloque todos os gastos fixos, como a prestação do carro, a mensalidade da academia, a gasolina. Na outra, os variáveis, como lazer e presentes. Planeje também as despesas eventuais – viagens, por exemplo. Toda segunda de manhã, confira seu extrato bancário e atualize a planilha. Se, em algum mês, a previsão furar, economize nos meses seguintes.

Cuidado com os pequenos gastos.

Eles arrasam seu orçamento sem que você perceba. Um cafezinho aqui e uma bijuteria acolá parecem inofensivos, mas, somados, podem significar um bom dinheiro. Preste atenção no impacto dos gastos miúdos, como frutas e verduras compradas semanalmente na quitanda ou supermercado. Pesquise preços e veja se não vale a pena, por exemplo, comprar essas coisas na feira e economizar.

Pense duas vezes.

Pare de agir por impulso! Antes de comprar uma roupa ou um sapato, pergunte-se: “Vou usar mesmo?”, “É realmente necessário?”. Corte os custos supérfluos de modo que tenha uma folga para aplicar ou pagar dívidas.

Fuja das parcelas.

Pague as contas sempre em dia, assim, não precisará arcar com juros. Prefira comprar tudo à vista para obter desconto e, principalmente, não acumular dívidas. Mantenha apenas um cartão de crédito, para ser usado em situações específicas, como para pagar uma viagem. Não tenha vergonha de pechinchar – dá para conseguir bons abatimentos assim.

Reserve algum dinheiro para diversão.

O segredo é procurar alternativas de lazer mais em conta – uma pizza com os amigos em casa pode ser tão divertido quanto ir ao restaurante. E sai bem mais barato.

Comece agora mesmo!

Não espere ter um aumento de salário para investir. O segredo é adaptar seu padrão de vida àquilo que recebe.

Comente aqui.