Muita gente quando vai iniciar alguma atividade física tem dúvidas sobre qual experimentar. O ideal é buscar algo com que se identifique e que goste para não desistir no meio do caminho.

Muita gente quando vai iniciar alguma atividade física tem dúvidas sobre qual experimentar. O ideal é buscar algo com que se identifique e que goste para não desistir no meio do caminho.

Olá!

Bom dia!

Tudo bem com vocês?

Visitando o Blog da Pri li esta matéria bem interessante sobre atividade física.

Então resolvi compartilhar com os meus leitores.

Não sabe qual atividade física você irá praticar?

Veja a matéria aqui no blog.

Atividade física, qual escolher?

Muita gente quando vai iniciar alguma atividade física tem dúvidas sobre qual experimentar. O ideal é buscar algo com que se identifique e que goste para não desistir no meio do caminho. As opções são muitas, trouxe algumas sugestões e não importa em qual se encaixe, o importante é se mexer!

CAMINHADA

Existe exercício mais fácil de praticar do que a caminhada?

Ela não exige habilidade, é de graça (então não tem a desculpa de não ter R$ pra pagar uma academia) e pode ser feita praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora.

A caminhada nos proporciona inúmeros benefícios, vamos ver alguns deles?

Quem sabe você se anima e sai pra dar uma caminhadinha hoje?

caminhada

ZUMBA

Malhar o corpo todo sem perceber a hora passar. Dançar os mais diversos ritmos, acompanhando as coreografias, mesmo sem nunca ter sido a rainha do gingado. Perder centenas de calorias (são, em média, 600 a cada hora); ganhar fôlego, disposição, saúde. Sorrir, sorrir, sorrir…

É assim a vida de quem pratica Zumba Fitness, uma ginástica em forma de festa (ou seria o contrário?) que já arrebatou mais de 14 milhões de pessoas de todos os tamanhos, formas e idades em mais de 150 países do mundo todo.

Zumba

BICICLETA

Saiba que dependendo da intensidade você pode gastar até 700 calorias em uma hora de bicicleta.
Bora largar a preguiça e dar uma pedalada?

bicicleta

PULAR CORDA

Pular corda não é apenas uma brincadeira infantil, é uma atividade física que trabalha praticamente todos os músculos do corpo e agrega vários benefícios à saúde:

corda

  • Trabalha o corpo todo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores,
  • especialmente os músculos da coxa, panturrilha e glúteos;
  • Auxilia no combate à celulite por conta do movimento de sobe e desce, pois elimina as toxinas do organismo e melhora o fluxo linfático;
  • Ajuda a combater a osteoporose;
  • Os saltos feitos na hora de pular corda ajudam na capacidade de oxigenação do coração e dos pulmões e, com isso, ajudam a reduzir o colesterol no sangue;
  • Desenvolve a agilidade, coordenação motora e equilíbrio;
  • Propicia condicionamento cardiovascular;
  • Pular corda por aproximadamente 20 minutos pode contribuir para a queima de 350 calorias, sendo equivalente a realizar uma caminhada de 45 minutos.
  • 350 calorias, sendo equivalente a realizar uma caminhada de 45 minutos.

 

CORRIDA

A corrida derrete gordura, aumenta a resistência e ainda traz benefícios que você não enxerga e se espalham pelo corpo todo.

  • Exercita a cabeça: Os experts em exercício afirmam que toda atividade que exige foco e concentração é positiva do ponto de vista neurológico, porque estimula o raciocínio. “Correr regularmente também melhora a memória e outras funções cognitivas”, completa o professor Guilherme Arnone.
  • Melhora o sono: Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugeriram a pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir que incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado foi que o grupo reduziu pela metade o tempo para pegar no sono – e ainda aumentou em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas.
  • Previne doenças: Correr fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de macrófagos, células que atacam bactérias e vírus. Um estudo da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, comprovou que o trabalho dessas células é mais eficaz no momento em que o corpo está em atividade, quando elas circulam mais depressa pelo organismo.
  • Aumenta a autoestima: Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, comprovou que há mais ligações de receptores de endorfina em quem corre do que em praticantes de outras atividades físicas. Sem contar que o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz um bem danado para a autoconfiança.
  • Deixa o coração resistente: A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco. Tudo isso afasta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao infarto.

É importante seguir o ritmo que o seu corpo aguenta e hidratar bastante.

corrida

JUMP

Benefícios

jump

Melhora o condicionamento cardiovascular
Aumenta a força dos músculos dos membros inferiores
Ajuda a emagrecer
Alivia o stress
Melhora a circulação sanguínea
Melhora a circulação linfática
Melhora a coordenação motora
Melhora o equilíbrio
Baixo risco de lesão
Impacto reduzido

 

STEP

O step é um excelente exercício para quem quer emagrecer e definir as pernas e o bumbum. Os movimentos de sobe e desce realizados durante a aula vão ajudá-la a tonificar as coxas.

step
• Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
• Desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade;
• Aumento da resistência muscular;
• Fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos;
• Bem estar;
• Grande queima calórica (cerca de 600 calorias em 1 hora de atividade)

NATAÇÃO

 

natação

HIDROGINÁSTICA

A atividade pode ser uma ótima alternativa para queimar calorias, além de ser um exercício divertido. Ela geralmente é praticada em grupo, com música agitada e, na maioria das vezes, um instrutor lidera a aula para não lhe deixar parada um só instante.

hidroginastica
A melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumento da flexibilidade, melhora da força e da resistência muscular e reequilíbrio da pressão arterial fazem parte da lista de benefícios que a atividade pode proporcionar.

É um método eficaz muito utilizado por fisioterapeutas e educadores físicos por ser agradável, dinâmico, divertido, funcional, estimulante e seguro para seus praticantes. Em uma hora de atividade é possível perder até 400 calorias.

 

MUAY THAI

Modalidade que está super na moda, inclusive entre as famosas, vamos conhecer os benefícios desse esporte:

muay

  • Acelera o metabolismo
  • Auxilia na perda de peso (alto gasto calórico)
  • Definição muscular (pernas, braços, tronco e abdômen)
  • Auxilia na flexibilidade do corpo
  • Ajuda na coordenação motora e nos reflexos
  • Redução da pressão arterial
  • Melhora o preparo físico

 

MUSCULAÇÃO

 

10-beneficios-da-musculac3a7c3a3o

DANÇA

 

cats

E aí, me conta qual atividade você faz ou qual tem vontade de experimentar?!

Eu amei esse post! E você pratica alguma atividade física?

Um abraço,

One thought on “Muita gente quando vai iniciar alguma atividade física tem dúvidas sobre qual experimentar. O ideal é buscar algo com que se identifique e que goste para não desistir no meio do caminho.

Comente aqui.