Blogosfera

Blogosfera

Olá!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre o mundo dos blogs.

Bem-vindo à Blogosfera

Essa imensa rede chamada blogosfera cresce a cada dia. A procedência do termo blogosfera, cunhado pelo americano Brad L. Graham em 1998, vem da conjunção de duas palavras em inglês: web (rede) e log (diário de bordo ou registro de atividades). Acidentalmente ou não, o termo tem semelhança com a palavra mais antiga “logosfera”. “Logo” expressando “palavra”, e “esfera” interpretada como “mundo”, resultando em “o mundo das palavras”, o universo do discurso.

Já a expressão blog trata-se de um site pessoal (ou comunitário) que reúne uma coleção de textos em blocos (os famosos posts, que podem vir com imagens ou vídeos) publicados instantaneamente na internet. Portanto, de início, os blogs nada mais eram do que um guia de navegação pela internet.

A primeira onda do fenômeno ocorreu entre 2000 e 2003 atraindo de maneira especial os jovens, impulsionados pelas facilidades das ferramentas de edição que apareceram. Com eles, os posts ganharam um estilo pessoal, traduzindo-se em uma espécie de diário virtual. A gratuidade de muitos sistemas de publicação on-line, a praticidade do uso e a possibilidade de publicar e compartilhar ideias atraíram milhões de usuários para a blogosfera.

Ultimamente os blogs transformaram-se em verdadeiras fontes de informações e de renda. O que antes era um hobbie passou para o status de profissão. Hoje para competir é necessário entender de programa de afiliados, plataformas virtuais, hospedagens, marketing digital, etc.

blogosfera

Sabemos que o site pessoal tornou-se uma das ferramentas mais poderosas da internet. O modelo de negócio de um blog é baseado na venda de espaço publicitário: o texto, foto ou vídeo publicado dá destaque ao produto de uma marca e remunera o autor. Os temas para criar um blog são múltiplos: viagens, receitas, restaurantes, passeios culturais, etc. E se sua empresa é especialista em algum ramo de atividade, poderá usar o blog como uma poderosa ferramenta de marketing e relacionamento.

Saindo de pequenos textos para uma carreira no mundo dos negócios o blogueiro tem que agir e pensar como empresário e cuidar de sua marca.

Mas nem tudo é glamour.

Inúmeros são os desafios. Claro que não basta ter um blog para ter uma carreira promissora. É apenas um passo inicial, uma oportunidade. À medida que um blog cresce, mais planos e decisões serão necessários. Como qualquer empreendimento e profissão, requerem dedicação, investimento, planejamento e paciência para obter sucesso.

Interessante essa pauta, não é mesmo?

Um abraço,

Comente aqui.