Botijão de gás – orientações para garantir a segurança de toda a sua família.

Botijão de gás – orientações para garantir a segurança de toda a sua família.

Olá!

Tudo bem com vocês?

Botijão de gás – orientações para garantir a segurança de toda a sua família.

Manusear o botijão de gás é algo que muita dona de casa faz com naturalidade. Mas isso não significa que seja tarefa fácil.

gás

Fique atenta ao cheiro de gás

Pode ser sinal de vazamento. Nesse caso, abra portas e janelas para dispersar o gás e não ligue aparelhos elétricos. Se achar necessário, chame a assistência técnica da distribuidora de gás (o número está no corpo do botijão) ou ligue para os bombeiros.

Faça a instalação correta

Não deixe o botijão deitado. Na hora da instalar, evite passar a mangueira por trás do fogão, pois pode derreter e provocar vazamento. Além disso, fique atenta aos prazos de validade da mangueira e da válvula.

botijão de gás

Compre só em locais confiáveis

Descarte posto de venda informal ou clandestino. Ah, e fique esperta quando oferecerem um botijão com valor muito abaixo do mercado, pois o produto pode não ser tão confiável assim.

Atente-se ao prazo de validade

A cada dez anos, o botijão deve passar por testes rigorosos para verificar se continua em condições de permanecer no mercado. Outra coisa: não use o produto caso ele esteja amassado ou enferrujado.

Armazene-o em local adequado

O ideal é guardá-lo do lado de fora da cozinha, em local arejado, coberto e protegido da chuva. Também é fundamental colocar o produto a uma distância mínima de 1,5 m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.

BOTIJÃO DE GÁS

fogão

Instalação: Os componentes básicos para instalação com segurança do botijão de gás são:

Mangueira: Deve ser no mínimo de plástico de PVC transparente, com tarja amarela, conforme NBR8613, gravação do código da NBR, do prazo de validade de 5 anos e com comprimentos de 80cm, 1 m e 1,20m;

Braçadeiras: Servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão do botijão. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braçadeiras.

Regulador de pressão: É uma peça que regula e bloqueia a passagem do gás do botijão para o consumo. No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 do INMETRO e data de validade.

Botijão: Contém 13 kg de gás de cozinha. É fabricado segundo norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – 8460.

O QUE É GLP?

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é composto de uma mistura basicamente de 2 gases: Propano (C3H8) e Butano (C4H10).

Seguir esses conselhos é fundamental para ficar sempre tranquilo e garantir a proteção de sua família.

Um abraço.

One thought on “Botijão de gás – orientações para garantir a segurança de toda a sua família.

Comente aqui.