Cuide-se, não deixe de usar Protetor Solar!

Cuide-se, não deixe de usar Protetor Solar!

O sol causa danos agudos e crônicos na nossa pele. A radiação agride o DNA das células que vão ficando com defeitos acumulados que mais tarde podem se transformar no câncer de pele.

O sol também agride a parede dos vasos e as fibras de colágeno e elastina.

A célula chamada melanócito que produz melanina também é agredida e começa a distribuir irregularmente o pigmento chamado melanoma.

protetor-solar-sol

Tomar sol envelhece. É um processo cumulativo, onde com 25 anos já ocorrem cerca de 70% dos danos que vão evoluir para rugas, manchas, flacidez e também câncer de pele.

A importância do Protetor Solar.

O uso do protetor solar é extremamente importante, ele ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol. Além de evitar a insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações.

protetor-solar

Muito prazer, sol.

Qual é a diferença entre UVA e UVB? Veja como os raios solares afetam sua pele:

Infravermelha (atinge a epiderme): totalmente inofensiva essa radiação é responsável pelo calor que emana do astro rei. O único inconveniente dela é a sensação de ressecamento e uma eventual desidratação.

 UVA (atinge a camada subcutânea): esses raios penetram nas camadas mais profundas da pele sem deixar marcas, causando envelhecimento precoce e o melanoma, um tipo agressivo de câncer.

protetor-solar

 UVB (atinge a derme): são eles que provocam a vermelhidão e as queimaduras solares. Além disso, também estão diretamente relacionados ao câncer de pele não melanoma, o mais comum dos tumores nesse tecido.

 UVC: esse tipo de radiação é o mais nocivo. Na teoria, provocaria queimaduras graves e catapultaria o risco de tumores. Mas não se preocupe: ele fica retido na camada de ozônio.

Por fim, os especialistas fazem as seguintes recomendações para o uso dos Protetores e Bloqueadores: espalhar no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço, no mínimo 30 ml de protetor; usar sempre a palma das mãos para aplicar o creme ou o gel; passar nova camada após contato com a água; usar o boné que já funciona como fator de proteção 7 para o rosto e 5 para o pescoço.

Cuide-se, não deixe de usar Protetor Solar!

Comente aqui.