Dicas para aliviar a ansiedade.

Dicas para aliviar a ansiedade.

Olá!

Tudo bem com vocês?

Confira aqui no blog dicas para aliviar a ansiedade.

A ansiedade é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer.

Existem diversos níveis de ansiedade. Pode-se utilizar o termo “ansiedade” para desde um simples desconforto diário, até uma condição médica bastante séria. Por isso é importante entender melhor sobre esse problema.

Dependendo da intensidade da ansiedade, além dos medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem nos ajudar, além de uma série de comportamentos e dicas que podemos utilizar:

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

exercício

A caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa com mais clareza.

Tenha tempo para você

tempo para você

Reserve espaço na correria diária para fazer o que você realmente gosta e se dedique mais a essas atividades. Pense nos seus projetos pessoais e se programe para realizá-los.

Reduza o estresse

Pessoas com tendência à ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário. Para as pessoas estressadas é recomendado sessões de massagem e acupuntura regulares, além de ioga e meditação. A ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo.

meditação

Este controle, que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação. Tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

Organize-se

lista de tarefas

Organize-se fazendo uma agenda semanal de tarefas, anotando o tempo necessário para cumprir cada item e mantenha um tempo para resolver imprevistos, isso impede que a rotina se embole demais e que fiquem muitas coisas ao mesmo tempo em sua cabeça!

Controle sua respiração

Para reduzir as reações do sistema nervoso, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito.

respiração

Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor. Parece muito simples, mas funciona mesmo!

Tenha bons pensamentos

Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos.

pensamentos

Sempre que você perceber um pensamento negativo, tente substituí-lo por outro qualquer, preferencialmente, agradável. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório.

Alimentação

Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o cacau.

alimentação

Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas.

Alie-se aos chás

chás

A maioria possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila, hibisco, erva de São João e a valeriana.

Converse com as amigas

amigas

Marque um almoço para colocar a conversa em dia com as amigas. Pessoas solitárias são mais propensas à hipertensão do que aquelas que convivem com gente querida. Mesmo que não esteja muito a fim, forçar-se a encontrar pessoas pode ser útil, sim.

Relaxe a musculatura

massagem

Quando estamos tensas, contraímos tudo e depois ficamos com dores pelo corpo. Solte em especial a musculatura dos ombros e do pescoço com movimentos giratórios bem lentos. Além de relaxar, faça meia hora de atividade física três vezes por semana. Essa quantidade de exercício físico aumenta a oxigenação no cérebro e protege o sistema nervoso.

Sorria mais

sorria

Esse hábito reduz o estresse e a ansiedade, e contagia quem convive com você. As pesquisas mostram que até “sorrisos forçados” funcionam (tente pensar em coisas tristes enquanto força um sorriso: vai ver que é mais difícil)!

Use óleos relaxantes

óleos relaxantes

Pingue cinco gotas de óleo essencial de lavanda numa bacia com água morna e aproxime a cabeça coberta com toalha por cinco minutos. O aroma é mágico! Óleos essenciais de tangerina e camomila também relaxam (veja mais maneiras de usar o óleo essencial de lavanda).

Não faça compra ansiosa

compras

Quase metade dos consumidores vai às compras por estar triste ou ansiosa. Você não vai cair nessa, vai? Pense que as compras só aliviam momentaneamente a tensão. Depois ela volta e você ainda se sente culpada por ter gastado. Então faça um bom planejamento financeiro e deixe de passar noites em claro!

Faça uma planilha de gastos

planilha de gastos

Pra começar, anote seus gastos fixos, reservando 10% dos seus ganhos para emergências, e descubra quanto sobra para comprinhas. Evite entrar no crediário porque as parcelas baixinhas acabam sendo uma armadilha. Se for difícil resistir diante de uma vitrine, deixe o cartão e o talão de cheques em casa e ande com pouca quantia na carteira.

Gostaram das dicas para controlar a ansiedade?

Um estilo de vida saudável e equilibrado desempenha um grande papel na manutenção da ansiedade.

Um abraço

2 thoughts on “Dicas para aliviar a ansiedade.

Comente aqui.