Dicas para fazer intercâmbio.

Dicas para fazer intercâmbio.

Olá!

Tudo bem com vocês?

Passar uma temporada em outro país é, sem dúvida, um dos desejos de quem começa a estudar um segundo idioma ou já é fluente e quer aperfeiçoar os conhecimentos. Muito importante, a vivência internacional pode abrir portas na carreira profissional, entretanto, para não passar nenhum apuro durante a viagem é essencial fazer um bom planejamento.

viagem

As novas exigências do mercado de trabalho fizeram crescer nos últimos anos a procura de alunos brasileiros por cursos de idioma no exterior. E com o aumento da demanda, ampliaram-se também as opções de cursos, escolas, destinos e acomodações para os estudantes, que hoje contam com opções para todos os gostos e todos os bolsos.

escola

Mas antes de fazer um intercâmbio, dúvidas sobre documentação, bagagem e seguro saúde, entre outras, precisam estar 100% esclarecidas. Assim, o investimento e o período vivido no exterior serão bem mais proveitosos.

Confira a seguir algumas informações e cuidados importantes para você planejar o seu intercâmbio!

Passaporte

passaporte -

Verifique se a validade do passaporte está, no mínimo, seis meses para frente da data programada de volta ao Brasil. Se no decorrer da viagem você perder o documento, procure imediatamente a embaixada do Brasil no país.

Visto

passaporte

O tipo de visto depende do país de destino e da duração do intercâmbio. Para solicitá-lo é necessário já ter o passaporte. Caso você tenha dupla cidadania europeia, não precisa de visto para os países da Europa ou para os EUA.

Curso

cursos

Você deve escolher a opção de curso e a experiência internacional que melhor se encaixe ao seu objetivo profissional. Os cursos podem ser regulares, com atividades, com foco profissional, de especialização, ensino médio, graduação, pós-graduação, trabalho temporário ou voluntariado.

Destino

destino

O destino da viagem também deve ir de acordo com os seus interesses profissionais e pessoais. Se optar por um destino cuja cultura seja bastante diferente da nossa, estude as regras básicas do país para não desrespeitá-las.

Hospedagem

hospedagem

As mais comuns opções de hospedagem para estudantes são casas de família, dormitórios em residências estudantis, apartamentos e hotéis. Você também pode optar por ter um quarto individual ou compartilhado.

Assistência de viagem e seguro saúde

seguro

Todo intercâmbio exige cobertura de saúde e viagem. Assim, se você precisar de atendimento médico ou sofrer extravio de bagagem, por exemplo, não precisará realizar pagamentos e pedir reembolsos depois.

Bagagem

bagagem

Na hora de fazer as malas, aposte em roupas versáteis e calçados confortáveis. Atente-se para o excesso de peso e não deixe de levar a bagagem de mão com algumas mudas de roupas, remédios e eletrônicos, pois em caso de extravio, ela salvará sua pele.

Agora é só escolher o destino e aproveitar a viagem.

Um abraço.

2 thoughts on “Dicas para fazer intercâmbio.

Comente aqui.