É possível fazer uma bela decoração barata na sua casa, gastando pouco ou quase nada.

É possível fazer uma bela decoração barata na sua casa, gastando pouco ou quase nada.

O segredo da decoração é que nem tudo depende de dinheiro. É possível fazer uma bela decoração barata na sua casa, gastando pouco ou quase nada. Muitas vezes, você só precisa da inspiração certa e um pouco de criatividade.

Descobrindo o estilo de decoração que combina com você, pense sobre as necessidades do moradores ou usuários do imóvel.

Observe o tamanho do imóvel: é um apartamento pequeno, um apartamento grande, uma casa pequena, uma casa grande, um sobrado ou uma casa térrea? Trata-se de um loft, um duplex, um kitnet, uma casa de veraneio, uma casa na praia, uma casa de campo, um escritório ou espaços comerciais?

Lembre-se que a decoração começa, literalmente, na porta de casa, então, é preciso incluir as fachadas de casas no projeto de decoração. Aliás, decorar a casa é uma ideia que deve acompanhar todo o projeto de construção e reforma. Comece com a definição dos modelos de casas possíveis para o seu projeto.

Imagine as cores a serem usadas e planeje também quais serão os objetos de decoração: abajur, lustre, luminária, tapetes, cortinas, almofadas, molduras. Crie uma ideia de decoração e pense também nos móveis (cadeiras, mesas, armários, sofá, poltronas, estantes, aparador, penteadeira, gabinete de banheiro e balcão da cozinha).

Pequenos espaços

Observe as oportunidades para o melhor aproveitamento de espaços em pequenos ambientes. Na hora de decorar apartamentos pequenos, uma dica universal de decoração é: prefira cor neutra nas paredes, mesmo que você escolha usar móveis coloridos.

Outra dica de decoração curinga é: cuidado ao escolher revestimentos de parede, como papel de parede e pastilhas de vidro. Prefira revestimentos lisos.

Mais uma dica: inclua elementos naturais na decoração. Eles dão vida aos ambientes e deixam os espaços mais aconchegantes. As orquídeas são as queridinhas da decoração.

Como decorar cada cômodo?

Quarto decorado

Independentemente do tamanho do imóvel, toda casa tem quarto. Como é o nosso local de descanso, a decoração de quarto merece atenção. Seja quarto de casal, quarto de bebê, quarto infantil, quarto de menina, quarto de menino ou quarto de hóspedes, vale a pena caprichar nesse ambiente.

Os quartos devem ser bem planejados. Combinar na decoração cortinas para quarto, papel de parede para quarto, prateleiras para quarto, camas e escolher as melhores cores para quarto influenciam no resultado final.

Para decorar o quarto, a palavra-chave é conforto.

Cozinha decorada.

Quando for decorar a cozinha, pense em ambientes funcionais. A cozinha pode ser um lugar de encontro e descontração, mas antes de tudo, é um cômodo para ser usado de verdade.

Um dos itens fundamentais na decoração, principalmente na cozinha compacta, é o armário de cozinha. Mesmo quem opta pela cozinha americana, precisa pensar bem na instalação dos eletrodomésticos (fogão, geladeira, cooktop) e no armazenamento dos utensílios de cozinha.

Fique atento à ambientação e decoração da cozinha, uma solução para cozinhas pequenas é optar por uma cozinha modulada ou cozinha planejada.

São alternativas para melhor aproveitamento, decoração e organização da cozinha e cria mais espaço. Um cuidado ao optar pelas cozinhas planejadas deve ser a escolha dos materiais para evitar a manutenção frequente!

Banheiro Decorado

Por ser um local de relaxamento e momentos de intimidade, os banheiros decorados devem causar a sensação de bem-estar.

Até os banheiros pequenos e os lavabos podem ser bem decorados, ao estilo de banheiros modernos, a decoração de banheiro pode ser tanto no modelo com banheiras ou chuveiros.

A escolha do box para banheiro, gabinete para banheiro, armário para banheiro, gabinete, espelhos e jogos de banheiro, ou qualquer outro produto, deve ser feita criteriosamente. Ambientando tudo, eles devem combinar entre si para não pesar na decoração.

Os itens básicos: banheira, cuba para banheiro, pisos, azulejos, revestimentos, louças, pias, quanto mais neutros, melhor.

Sala Decorada

A decoração de sala de estar e a decoração de sala de jantar são aquelas que mais ficarão expostas. São ambientes com uso frequente dos moradores, e também são os locais de recepção e convívio com as visitas.

Não importa se é uma sala de estar pequena ou uma sala de estar completa, todos os modelos de sala de estar devem ser pensados para o uso coletivo. Para a decoração, pense no tamanho adequado dos móveis para sala de estar, desde as poltronas para sala de estar e cadeiras para sala de estar, até o painel para sala de estar e o bar para sala de estar, para que a decoração fique harmoniosa, considere o tamanho de cada parede também na hora de pendurar um quadro.

Decorar esse ambiente é quase uma obrigação, então, escolha cuidadosamente os revestimentos e tecidos do espaço, para revestir cadeiras e sofás. Caso precise, selecione bem o papel de parede para sala de estar e cortina para sala de estar, para que tenham harmonia com o restante da decoração.

Na hora de decorar a sala de jantar, incluindo a sala de jantar pequena e a cozinha americana com sala de jantar, a decoração deve criar um ambiente tranquilo para as refeições.

A escolha de todos os itens decorativos é um fator crucial para o clima intimista desse ambiente. O papel de parede para sala de jantar é um acessório incrível. Na decoração, os lustres para sala de jantar e o espelho para sala de jantar, os móveis como estante e mesa devem ser escolhidos com cuidado pensando no todo. Os móveis para sala de jantar podem ser um pouco mais imponentes, a decoração permite.

Embora esses sejam os principais ambientes de uma casa, a decoração pode e deve ser pensada em todos os cômodos. Decore também o hall de entrada, home office ou escritório, a lavanderia ou área de serviço, a varanda, o quintal, o jardim e a garagem.

Lembre-se que antes de tudo, decorar um imóvel é criar um lar, um lugar para se viver melhor, capriche!

Comente aqui.