Festa de fim de ano: dicas para organizar a comemoração.

Festa de fim de ano: dicas para organizar a comemoração.

Festa de fim de ano: dicas para organizar a comemoração.

Todo mês de dezembro a história se repete: deixamos a compra dos presentes e a organização das festas de fim de ano para a última hora e o momento que deveria ser prazeroso acaba se transformando em uma enorme dor de cabeça.

Caso não tenha reparado, estamos no final de novembro, o que em outras palavras significa que a contagem regressiva já começou.

Os convidados.

Saber a quantidade de pessoas é essencial para conseguir organizar os demais preparativos do evento. Independente do motivo da festa – amigo secreto, Natal, Ano Novo ou apenas uma reunião com os amigos ou com a família, vale a pena fazer um convite.

E não se esqueça de pedir uma confirmação de presença. Assim fica mais fácil na hora de calcular a quantidade necessária de comidas e bebidas.

O menu.

O cardápio da festa também deve ser planejado com antecedência. Algumas entradas, como tortas e quiches, podem ser preparadas e congeladas algumas semanas antes.

Como prato principal, as carnes mais utilizadas são peru, tender, chester e peixe. Duas dessas opções já são suficientes. Depois de definir o menu, é preciso decidir se a ceia será encomendada, feita inteiramente pela dona da casa ou dividida entre os convidados.

Louças e roupas de mesa.

Depois de definir o número de pessoas e os itens do cardápio, é hora de abrir os armários e conferir se a quantidade de copos, talheres, pratos e travessas é suficiente.

A hora das compras.

O próximo passo é elaborar a lista de compras. Para economizar e fugir das filas dos supermercados, aproveite para comprar bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis com a maior antecedência possível. Lembre-se de que os preços costumam subir nas semanas próximas ao Natal.

Organize o espaço.

Antes de mais nada, verifique se será necessário alugar móveis de apoio e cadeiras extras. O indicado é que você tenha uma quantidade suficiente para que pelo menos metade dos convidados possa se sentar. Na semana da festa, faça uma boa faxina na casa. No grande dia, concentre os esforços nas áreas de maior circulação: sala, cozinha, varanda e banheiros.

Monte espaços pela casa para facilitar a conversa e evitar que todos os convidados fiquem amontoados no mesmo ambiente. Para facilitar a organização, arrume a ceia na mesa de jantar e deixe os talheres, pratos e guardanapos no aparador. É importante planejar uma área para copos, bebidas e gelo.

Comente aqui.