Janeiro Branco. Quem cuida da mente cuida da vida.

Janeiro Branco. Quem cuida da mente cuida da vida.

Janeiro Branco. Quem cuida da mente cuida da vida.

O mês de janeiro, por ser o primeiro do ano, simboliza um novo começo. É um período de mudança de hábitos, em que costumamos repensar nossas atitudes. É utilizado para reflexão e início de novos projetos e metas, como dieta, academia e cursos. Por esse motivo, ele foi o mês escolhido para a campanha que destaca a importância da saúde mental. Você sabe como funciona o Janeiro Branco? Então descubra neste texto!

Muitas pessoas passam por um momento de melancolia no fim do ano e começam janeiro fragilizadas psicologicamente. Para ajudá-las, profissionais da saúde desenvolveram a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo incentivar essas pessoas a buscarem ajuda profissional e a cuidarem da mente. Dessa forma, elas podem observar mais o seu interior e planejar ações em prol da felicidade em suas vidas ao longo do ano.

Ainda existe muito tabu sobre saúde mental. É preciso desmistificar a ideia de que só procura psicólogo quem está doente ou tem um problema grave. Na verdade, o aumento no número de pessoas com depressão, ansiedade e pânico mostra a importância de cuidarmos dos aspectos mentais e emocionais regularmente. O conceito de saúde mental revela um estado de equilíbrio, que proporciona bem-estar ao indivíduo e à sociedade como um todo.

Por isso, a campanha Janeiro Branco pretende colocar o tema em evidência, incentivando a reflexão, discussão e esclarecimento do assunto, a fim de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. A cor branca foi escolhida porque representa um quadro ou papel em branco, para escrever uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. A campanha teve início em 2014, em Minas Gerais, e hoje se estende por todo o Brasil.

As ações realizadas nesse mês têm várias finalidades:

– Disseminar o conceito de “psicoeducação” entre as pessoas e instituições sociais;

– Incentivar a valorização de políticas públicas voltadas para a saúde mental;

– Chamar atenção das mídias e instituições sociais, públicas e privadas, para a discussão sobre esse tema;

– Fortalecer e disseminar uma cultura em favor da saúde mental.

Dessa forma, a campanha Janeiro Branco alerta para a importância do autoconhecimento e do bem-estar, além de propor um debate constante sobre o tema. As ações estratégicas criadas durante esse mês contribuem para a valorização da subjetividade humana e para o combate ao adoecimento emocional das pessoas. Portanto, lembre-se: quem cuida da mente cuida da vida!

Gostou do texto? Então compartilhe com os seus amigos e ajude a divulgar a campanha!

Comente aqui.