Marketing Digital – Sua Empresa no Instagram.

Marketing Digital – Sua Empresa no Instagram.

Marketing Digital – Sua Empresa no Instagram.

A primeira coisa a fazer é criar um perfil.

Não deixe de incluir seu site (o perfil é o único lugar que permite um link clicável), a logo da companhia ou alguma outra foto que represente a sua marca. Na verdade, quanto mais informações que ajudem os clientes a encontrar sua empresa, melhor.

Sua bio, ou o resumo do perfil, deve explicar o que a sua empresa faz, sem delongas ou detalhes. Mantenha essa parte sucinta para ser lembrado. Se for a cara do seu negócio, inclua emojis! Não tenha medo de ousar.

É uma boa ideia começar com a criação de uma conta conectada aos outros perfis da sua marca, caso existam. Você pode puxar seguidores do Facebook, do Twitter ou do Tumblr por meio de sugestões que as próprias plataformas enviam aos usuários.

Entretanto, evite repetir conteúdos automaticamente em cada uma. Cada rede social precisa do seu tipo de post – até mesmo quando você deseja falar sobre apenas um tema.

Depois de criar seu perfil, você pode começar a postar conteúdos. Mas, antes, garanta que você conhece bem o seu público.

Defina características que sejam típicas do seu consumidor ideal. O que ele lê? Do que mais gosta? Quais são seus hábitos nas redes sociais?

Você pode descobrir isso por meio de pesquisas, entrevistas e observando os dados das suas redes sociais, como o engajamento. Olhe para os clientes atuais e encontre características que se repetem entre eles.

Para descobrir o que dá mais certo, monitore sempre seus dados. Comentários, curtidas, visualizações – mantenha tudo no seu radar. Assim, você sabe o que deve repetir, o que deve aperfeiçoar ou até mesmo o que é recomendável ser excluído totalmente do planejamento.

Outro ponto que pode ser medido aqui é a frequência. Aí, vem a dúvida: postar todos os dias ou uma vez por semana? Teste as duas coisas e, de acordo com os resultados, altere o plano de conteúdo do Instagram.

Outra função importante do Instagram são as stories. Presentes desde o Facebook até o WhatsApp, o que começou no Snapchat agora tem mais destaque no Instagram.

Nelas, você pode compartilhar fotos e vídeos verticais, transmitir ao vivo, colocar links, figuras, desenhar em cima das imagens, realizar enquetes e muito mais.

As hashtags começaram no Twitter e logo se espalharam por outras redes sociais. São importantes instrumentos de pesquisa, que permite que usuários encontrem fotos que os interessam com mais facilidade.

No Instagram isso é ainda mais importante porque o mecanismo de busca da plataforma só possibilita encontrar hashtags. Mesmo assim, não abuse. Seu perfil pode ficar poluído demais, o que afasta os usuários.

Um grande obstáculo para pequenas empresas que desejam estar no Instagram é o custo com anúncios. A parte boa é que, mesmo com um orçamento baixo, você pode ter resultados ao anunciar na plataforma.

Para começar, é preciso ter uma conta de anúncios no Facebook e impulsionar seus posts de lá. As imagens têm link e um aviso de “publicidade”. Com os anúncios, ainda é possível recortar/selecionar bem o público, para que só quem é interessado os veja.

Como você viu, há muitas vantagens que justificam a presença das pequenas empresas no Instagram. Você pode manter contato direto com seu público, mostrar seus produtos e serviços, falar sobre o dia a dia da empresa e muito mais.

Que tal fazer um perfil hoje mesmo?

2 thoughts on “Marketing Digital – Sua Empresa no Instagram.

Comente aqui.