Tapioca

Tapioca

Além de super saudável, a tapioca, que é feita a partir da farinha de mandioca, é um prato deliciosíssimo, típico do norte e nordeste brasileiro.

A iguaria, que é livre de gliadina, proteína presente no glúten, pode ser consumida também por diabéticos e possui baixas calorias, substituindo o pão, por exemplo, e com o recheio certo é ideal para qualquer refeição. Mas lembre-se, é recomendável no máximo uma tapioca por dia, tudo em excesso pode fazer mal para o nosso organismo. Além disso, é preciso prestar atenção também no recheio escolhido, alguns tornam a tapioca um prato bastante calórico.

Fácil e prática de preparar, pode ser servida como prato principal, sobremesa ou mesmo na hora do lanche.

tapioca

Como preparar a massa:

Ingredientes:

Goma para tapioca (você também poderá encontrar nas embalagens “farinha pronta para tapioca“, “goma de mandioca“, “massa pronta para tapioca“, “goma de mandioca hidratada“. Ela não é uma farinha seca, você consegue perceber que ela é hidratada se mexer no pacote).

Modo de preparo:

Você deve usar umas três colheres (sopa) de goma para cada tapioca, aproximadamente. A quantidade vai variar conforme o tamanho da sua frigideira e a espessura que você quer que ela tenha.

Separe o recheio que você vai usar. A quantidade é por sua conta, mas pense que você vai dobrar a tapioca na metade e que muito recheio pode atrapalhar.

Acenda o fogo e deixe a frigideira aquecer. Poucos segundos depois a frigideira já deve estar quente. Coloque nela uma quantidade de goma de tapioca e espalhe delicadamente para cobrir o fundo e virar um disco. Pode abaixar um pouco o fogo, para não torrar muito por baixo antes de ficar boa a parte de cima.

Ajeite para que a goma fique bem distribuída e nivelada. Se achar necessário, acrescente um pouco mais da goma de tapioca e espalhe novamente.

tapioca

A farinha hidratada vai virar uma goma e não gruda na panela, então não é necessário usar nenhum tipo de gordura.

Você vai logo perceber que aquela farinha que tinha antes vai começar a se aglutinar, de baixo para cima. Quando você achar que não tem mais muita farinha solta na superfície, chegou a hora de virar.

Com a ajuda de algum utensílio, vire a tapioca e abaixe mais o fogo, para dar tempo de você rechear sem que a parte que está agora no fundo torre demais.

Coloque o recheio sobre uma metade do disco. Se ficar muito alto perto do centro, ele será empurrado para fora quando você dobrar.

Com o recheio no lugar, dobre a sua tapioca. Mantenha ela dobrada na panela o quanto quiser. Se tiver queijo para derreter, você pode tampar um pouco para ajudar a abafar o calor. Você já sabe: quanto mais tempo deixar, mais torrada e seca ela vai ficar.

Recheios Salgados

1- Bastante tradicional, a tapioca recheada com queijo e presunto é ideal para o café da manhã. Você pode substituir o presunto por outras “carnes frias”, e o queijo pode ser o da sua preferência.

tapioca-com-queijo

2- Para quem quer um recheio bastante leve, saudável e pouco calórico, o recheio de queijo cottage, tomate e azeite é uma opção. Essa receita contém aproximadamente 200kcal e é uma das mais queridas pelas famosas.

tapioca

3- Para os que querem sentir o verdadeiro gostinho do Nordeste, a receita de recheio de carne seca é ideal.

4- Uma receita deliciosa e super prática. A tapioca de pizza é uma das mais queridinhas e seus ingredientes base são molho de tomate, queijo e orégano. Se você quiser incrementar, adicione ingredientes do seu agrado.

Recheios Doces

1- A primeira receita, e ela não poderia faltar, é o recheio Romeu e Julieta. Feita com requeijão e goiabada, é um recheio bastante tradicional e delicioso!

tapioca-com-goiabada

2- Banana, canela e mel combinam em qualquer situação, não é?! Esse recheio, que tem como principal ingrediente a fruta, é delicioso, nutritivo, antioxidante e rico em proteínas e sais minerais.

tapioca-com-morango

3- Super fácil de fazer e ideal para servir como sobremesa ou lanche, a tapioca de morango e leite condensado é uma das mais queridinhas, além de ser muito fácil de preparar. É para deixar a vida mais doce e colorida!

Gostaram das dicas? Qual o seu recheio preferido?

Um abraço.

3 thoughts on “Tapioca

Comente aqui.