Você sabia que o arroz integral garante mais nutrientes ao organismo?

Você sabia que o arroz integral garante mais nutrientes ao organismo?

Olá!

Tudo bem com vocês?

Você sabia que o arroz integral garante mais nutrientes ao organismo?

As fibras, presentes em boa quantidade no arroz integral, têm uma função importante no organismo: elas auxiliam o bom funcionamento do trânsito intestinal, mantêm a saciedade por mais tempo e ainda ajudam a prevenir o câncer de intestino, pois o contato da mucosa intestinal com as substâncias cancerígenas é menor.

Em relação ao branco, o arroz integral tem muito mais benefícios para a saúde, e é uma alternativa para o dia a dia de quem busca uma alimentação mais nutritiva.

arroz

OS BENEFÍCIOS DO ARROZ INTEGRAL

Diferente da versão refinada, o integral não é polido. Durante o processamento do arroz integral, somente a casca protetora é retirada, o que o mantém rico em proteínas e fibras, além de amido. Já no arroz branco, as camadas externas são removidas durante o polimento, restando praticamente somente o amido no grão e o tornando deficiente em fibras, que entre outros benefícios, estão associadas ao funcionamento do trânsito intestinal.

As fibras, quando ingeridas, não são absorvidas pelo nosso organismo, são eliminadas nas fezes, por isso existe a relação entre fibras e bom funcionamento intestinal.

arroz integral

AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Além de ser rico em fibras, o arroz integral conserva maior quantidade de outras substâncias. Ele é fonte de carboidratos, nosso primeiro ‘combustível’ para dar energia ao corpo. As gorduras presentes em sua composição são, predominantemente, insaturadas (boas). O grão contém minerais, como o fósforo, que ajuda na geração de energia e funcionamento adequado dos órgãos – inclusive do cérebro; potássio, que pode prevenir doenças cardiovasculares, ansiedade e estresse; e magnésio, que entre outras funções, é essencial na formação de ossos e alivia os sintomas da TPM.

As vitaminas que se destacam são as do complexo B e a vitamina E. As primeiras desempenham um importante papel na produção de energia do corpo humano e na proteção do sistema imunológico. A vitamina E, por ser antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Então, que tal substituir o arroz branco pelo integral?

Saudável e nutritivo o arroz integral é o mais indicado para quem quer ter uma vida saudável.

Um abraço.

One thought on “Você sabia que o arroz integral garante mais nutrientes ao organismo?

Comente aqui.